A culpa é do cliente
Práticas “bem sucedidas”, entretanto não estruturadas acabam, quando um negócio personalizado passa a ser uma empresa, até que perdurem à sombra da competência individual de seu mentor, especificamente, personificação do negócio, concentração do poder decisório.
Tem se tornado frequente a venda de talento pessoal, mediante a proliferação de pequenos negócios na hipótese de estarem aptos a fazer “tudo”, lembrando que Sucesso está atrelado a Competência & Oportunidade, não ter Oportunidade pode resultar em desperdício, não ter Competência em caos.
Atender e Entender seu cliente, assume dimensão cada vez maior, tendo em vista que algumas estruturas existentes são tecnicamente executora, sem qualquer conotação executiva, passiva e permanecendo na expectativa das decisões do “mentor”.
Esse cenário pode se estabelecer por algum tempo, enquanto “a culpa for imputada ao cliente”, talvez o suficiente para a ocorrência de algum evento desastroso, que possa colocar em risco a continuidade do negócio ou a credibilidade e simultaneamente seu encerramento.
A racionalização de procedimento e reestruturação organizacional, seguramente concorrerá para otimização dos processos operacionais, minimizando custos, aprimorando qualidade por consequência maior competitividade, do contrário apenas a manifestação do desejo sem qualquer intensão consciente não contribuirá para a profissionalização.
Por: Edélcio Fonseca – CEO da RVK Negócios
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